A revista WIRED publicou um artigo em 2018 sobre a parceria entre o Airbnb e a imobiliária Century 21, para locação de residências “Airbnb’s Newest Weapon Against Regulation: The Real Estate Industry (wired) .

Este ano a QuintoAndar anunciou parceria com várias imobiliárias, para oferecer uma nova opção a clientes que preferem um atendimento mais personalizado.

Estes modelos híbridos entre o tradicional e o digital das PropTechs não é novidade em outros setores da transformação digital, como por exemplo as FinTechs, que tem inúmeras parceria entre o digital e o tradicional, e em certos casos empresas do setor financeiro incentivam a venda de serviços por intermédio das FinTechs.

Quais são as razões desta parceria ?

Regulamentação em alguns casos, conhecimento de mercado em outros, estrutura, mas principalmente recursos humanos, que empresas tradicionais normalmente tem. A combinação do conhecimento de mercado, com o conhecimento digital, produz resultados muito interessantes, e vai um pouco na contramão da visão inicial de destruição do mercado tradicional.

Isto não é uma prova que em uma “mudança de paradigma” as posições anteriores podem ser alteradas radicalmente, apenas mostra que a combinação do digital com o “brick and mortar” podem trazer resultados interessantes para as duas partes, e superar a situação de mudança de paradigma.

Na minha opinião, a Transformação Digital significa evolução e não revolução, diferente da digitalização que traduz para um código exatamente o processo que é feito em uma empresa B&M, ela revê os processos com um olhar digital, MAS sem destruir o modelo de negócios, e sim realizar com maior eficiência, buscando a eficácia.

Desta forma vamos assistir cada vez mais esta parceria entre o tradicional e o digital no mercado imobiliário.