Um dia do locatário outro do locador..será ?

//Um dia do locatário outro do locador..será ?

Um dia do locatário outro do locador..será ?

O mercado mudou muito rapidamente, em 18 meses o cenário se transformou de boas ofertas com carências longas, grandes descontos e em alguns casos ajuda de custo (cash allowance), para negociações apertadas com poucos descontos e baixa carência.

Neste novo cenário, as empresas vão necessitar repensar suas necessidades de espaço, com um aumento de densidade de funcionários por m2, e soluções inovadoras para aumentar a utilização dos espaços.

Com vacância menor e portanto custo de locação maior, o uso inteligente do espaço pode ser uma estratégia importante para atenuar esta situação ” aparentemente” desfavorável para o locatário.

A transformação digital tem permitido o aparecimento de vários modelos, que aplicados com ” dosagens ” corretas, podem resultar em uma utilização mais racional do espaço, são eles :

  • Trabalho remoto, com o apoio de sistemas em nuvem
No alt text provided for this image
  • Espaços compartilhados – alguns prédios abrigam coworking, que funcionam como um pulmão para as empresas locatárias do edifício, permitindo acomodar a flutuação de colaboradores no escritório, sem a necessidade de espaços ociosos, aguardando os picos de utilização.
No alt text provided for this image
  • Sublocação de espaços comuns, como salas de reuniões e auditórios em alguns prédios que oferecem esta infra, o que diminui a necessidade de salas de reuniões, que no mês de baixa ocupação.
No alt text provided for this image
  • Nos EUA já é possível empresas sublocarem parte do seu escritório em períodos de baixa ocupação, e desta forma aumentarem o índice de ocupação. Esta forma de locação só é possível com a utilização de aplicativos específicos.
  • Sistemas de controle de agendamentos de espaços – algumas empresas já utilizam aplicativos, que permitem ao funcionário “locar” um posto de trabalho em uma determinada data e horário. Ao ir a empresa, o colaborador deverá antes fazer a sua reserva de espaço por período, e o sistema deverá ao máximo procurar balancear esta ocupação para diminuir a “vacância” interna de postos de trabalho. Um exemplo é um funcionário que ocupa um posto de trabalho com as suas coisa, mas ao mesmo tempo participa de uma reunião, porque este posto não poderia ser ocupado por outro? Para guardar objetos pessoais tem a solução dos “lockers” ou armários.
No alt text provided for this image

Concluindo hoje existem várias formas de melhorar a utilização do espaço, com uma utilização mais racional.

Na www.360inova.com oferecemos aos nossos clientes uma avaliação do espaço que realmente será necessário, desde uma pequena calculadora de espaço em nosso site https://www.360inova.com/calculadora-de-espaco/ até um estudo completo de “test fit”, com várias alternativas para acomodar as necessidades de espaços x orçamentos, sempre pensando no uso racional do espaço.

Dagoberto

By |2020-02-04T23:52:24+00:00fevereiro 4th, 2020|Notícia|0 Comments

About the Author: